domingo, 28 de janeiro de 2007

LAGOA AZUL



Hoje ao escrever neste Blog dou-me cada vez mais conta da beleza da minha terra pois confesso que houve tempos que já não ligava a belezas naturais como esta da Lagoa Azul .
Falar da Lagoa Azul para muitos é sinónimo do ralye de Portugal que por lá passava (que saudades) á uns anos atrás mas para mim recorda-me os dias da minha infância com passeios de bicicleta ( se é que se pode chamar bicicleta um veiculo com um quadro duas rodas guiador e mais nada) desde S. Pedro com passagem obrigatória na Lagoa Azul.
Vem-me á memoria historias que me contavam em miúdo de uma tragedia que envolveu dois irmãos ao que parece ainda meus familiares que estavam a nadar na lagoa e um deles ao tentar ajudar outro que se estava a afogar acabou também por se afogar não sei ainda hoje se é mais uma lenda de Sintra se é uma historia inventada para que os miúdos não se aventurassem nas aguas da lagoa ao que diziam perigosas ou se é mesmo verdade o que certo e que nunca me aventurei a banhos na lagoa .




A origem da Lagoa:
A existência da Lagoa Azul deve-se à alteração dos granitos do maciço de Sintra que, por acção dos diversos agentes erosivos, originam areias e argilas que vão revestir e impermeabilizar o fundo da lagoa evitando que a água que aí se acumula não escoe, sendo aqui o papel das argilas fundamental graças à reduzida dimensão das suas partículas.
É facilmente visualizável a acção erosiva provocada pela vegetação, que cresce entre as fendas dos granitos e onde se podem observar prolongamentos de raízes que atravessam e fragmentam a rocha.
Pode-se ainda observar um granito são de cor rosada. Esta cor deve-se à presença abundante de um mineral denominado ortose (feldspato alcalino) e, de entre a restante composição mineralógica, destacam-se o quartzo, feldspatos diversos e mica preta (biotite).
Na zona envolvente da Lagoa Azul, e de um modo geral ao longo de toda a Serra de Sintra, pode-se observar a sua paisagem característica - o "caos de blocos" (conjuntos de blocos dispersos pela paisagem) e as "penhas" (elevações rochosas que se salientam na paisagem com aspecto de penhasco). Esta paisagem é típica de áreas cuja composição litológica é essencialmente granítica.
Credito:Parque Natural de Sintra Cascais




1 comentário:

TheBest disse...

Muito bom, só queria agradecer pelo excelente trabalho. Está realmente muito bom.